[ editar artigo]

NOSSA ENTREGA FINAL! The gama team

Como transformar estudantes em profissionais de sucesso?

 

Um dos maiores problemas atuais é o desemprego e a falta de capacitação para jovens estudantes e novatos no mercado de trabalho. Isso tudo em decorrência de que os jovens estudantes têm muita dúvida em que curso ou ramo seguir, além da dificuldade em encontrar empregos no seu ramo. 

 

Agora, imagine se um aplicativo te auxiliasse a construir seu currículo, e já te guiasse para o mercado de trabalho ideal pra você, além de te ajudar a como se comportar como trabalhador!? E mais, tudo gratuito e desenvolvido pelo Estado, propagado nas escolas por meio do Novo Ensino Médio!

Isso mesmo, esse é o nosso projeto!

 

Nossa ideia inovadora é o desenvolvimento de um aplicativo com as seguintes informações: 

  1. Reconhecimento de habilidades e desenvolvimento automático de currículo, bem como indicação de cursos que mais tem relação com suas habilidades.  

  2. cadastro de empresas/indústrias e as respectivas vagas disponíveis, com match automático entre trabalhador e empregador.

  3. acompanhamento psicológico gratuito para os ingressantes no mercado de trabalho.

  4. orientação de como se portar no mercado de trabalho/comportamento profissional.

 

Na prática, o aplicativo será assim:

  • o primeiro acesso no app vai requisitar perguntas a serem respondidas, com o objetivo de reconhecer as habilidades pessoais dos estudantes e como isso pode ser útil para o mercado de trabalho ou para a escolha de um curso superior

  • o match entre empresa e trabalhador será automático, de forma que ambos serão informados via notificação

  • o acompanhamento psicológico é gratuito e serve como estágio obrigatório dos estudantes dos semestres finais do curso de psicologia, e será viabilizado via reunião online dentro do próprio aplicativo. O estudante pode ou não fazer esse acompanhamento 

  • a orientação sobre comportamento profissional será dinamizada por meio de mini jogos interativos e com situações hipotéticas diversificadas.


 

O aplicativo não tem fins lucrativos e visa ser inclusivo, para tanto, o app deve ser desenvolvido por iniciativa estatal, ou seja, a abertura de um edital para eleger o programador ou empresa mais adequada para a tarefa. Depois de criado, o aplicativo deve ser incluso como material didático obrigatório dentro do itinerário profissionalizante da proposta do novo ensino médio - tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. Os alunos devem se cadastrar e aprender como o app funciona, tornando-o realmente útil para os estudantes. Em contrapartida, o Estado irá desenvolver propagandas por meio do Ministério de Comunicação para incentivar as indústrias a se cadastrarem, mostrando o app como útil para a inovação social.

 

Hackathon do Conhecimento Escola S.
Ler conteúdo completo
Indicados para você